A ESTRELA DA NOITE

- Psiu!... Devagar!... Agora somente o silêncio é quem reina na Floresta de Poesia. Os bichinhos estão todos dormindo, encantados. E uma frouxa luz amarela protege a Cidade de Capim. As estrelas cadentes cruzam o céu, numa festa cintilante. Os sonhos nascem. São os guardiões da Floresta. Uma paz imensa envolve os corações que amam... São perfumes de flores... Risos de criança... Cantos de poeta em noite calma! Fiquem todos em paz... E que o amanhã desperte, na luz de um novo dia.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

HISTÓRIA, LANÇAMENTOS, HOMENAGENS E OPINIÕES SOBRE A OBRA

2000 a 2001 - Wagner Fernandes Fonseca escreve as fábulas (todos os poemas e parte dos textos em prosa) e dá nome ao projeto: FLORESTA DE POESIA.


  (Wagner em 2015, Lorena - SP)

2001 - A professora Idalina Sabadine dos Santos, recebeu alguns poemas digitados, outros manuscritos, contendo parte de uma obra que estava nascendo. Dei o nome de FLORESTA DE POESIA a este cancioneiro. Os textos foram trabalhados com os alunos do Colégio Zenóbia e, em 2002, Idalina montou um recital no Centro Cultural Carlos Cheminand, em Bananal SP, com a publicação artesanal de 100 exemplares do livro. A coreografia foi feita pela professora Alice Salles, a partir da Suíte O QUEBRA-NOZES, de Tchaikovsky


(Idalina Sabadine dos Santos, em 2012, Bananal -SP)

2002 - 1ª EDIÇÃO - FLORESTA DE POESIA

Organizada por Adriel Vidal Sabadine.

Capa e Contracapa da edição artesanal: Idalina Sabadine, Jerusa Nemetala e alunos do Colégio Zenóbia de Paula Ferreira.





Adriel Vidal - em 2014 e 2015:





2002 - RECITAL FLORESTA DE POESIA - Centro Cultural Carlos Cheminand, Bananal -SP



As fadas: Beatriz, Silmara, Simone, Rita, Leticia, Nathalia, Nayana, Jessica, Gleice, Vanessa, Marcela, Daniele, Bruna e Jussara. Duende: Claudiano


“Nossa! Que época gostosa! Viva o teatro... onde pude ser fada e bruxa ao mesmo tempo”

Bruna Servino, outubro de 2014.





2002 – COLÉGIO NOGUEIRA COBRA, Bananal, SP. No encerramento do Projeto PROFA (Programa de formação de professores alfabetizadores, ações educativas de alfabetização, ensino fundamental, educação infantil e EJA).


Professores responsáveis: Alan Sabadine, Mônica Rodrigues e Luiza Helena.




2002 a 2003 - Wagner Fernandes Fonseca e César Fonseca transformam parte dos poemas em músicas e convidam Luciana Fidalgo para o 1º Ensaio da FLORESTA DE POESIA.



                                           (Wagner, César e Luciana, em 2003)

2005 - Dezembro - APRESENTAÇÃO MUSICAL "FLORESTA DE POESIA", COM A CASA DA CRIANÇA, CENTRO CULTURAL CARLOS CHEMINAND - BANANAL -SP

(Trabalho desenvolvido com Márcia Cheminand, Paulo Jaime, Lalau, Rachide, César Fernandes Fonseca, Elisa Valiante Guarizi e Luciana fidalgo e Wagner Fernandes Fonseca).

2005 - MISSA DAS CRIANÇAS -  IGREJA DA MATRIZ , EM BANANAL - SP

NATAL DA FLORESTA DE POESIA - Com César Fernandes Fonseca e Wagner Fernandes Fonseca - Apresentação musical das peças: O grilo Seresteiro, Brincadeira na Floresta, O sapo Marco Antônio e o Mosquito Feijão e A formiga Elizabeth. 


2009 - COLÉGIO ZENÓBIA - BANANAL -SP





2014 - 2014 – COLÉGIO JOAQUIM FRANCISCO DE PAULA – Rancho Grande, Bananal, SP. 1ª Feira Cultural.

Professor Responsável: Alan Sabadine.


(Professor Alan Sabadine lê a biografia do autor)


Wagner Fernandes Fonseca - Apresentando "Melhores Amigos".

(Recital com Maria Fernandes Araujo)


205 - LANÇAMENTO EM LORENA - Wagner Fernandes Fonseca recebe o Diploma de Membro Correspondente da ALLARTE (Academia de Letras e Artes de Lorena). Cadeira Nº 1 - Patrono: Jorge Amado.
Presidente da ALLARTE: Ildebrando Pereira da Silva.



(Camila Granha)

(Wagner Fernandes Fonseca)

(Wagner Fernandes Fonseca e Rosana Cabral)


(Isabela Granha)

(Foto com os amigos de Bananal)

“Hoje me embrenhei pela “Floresta de poesia” e descobri maravilhas pelas trilhas por onde passei. Vi mensagens de otimismo, de civilidade de educação, de princípios morais do amor pela vida, pela natureza e pelo próximo. Encontrei marcas profundas de preocupação com os problemas ambientais e diferenças sociais. Caminhei, vivi e sonhei. Vi um paraíso repleto de luz, arte, poesia e encantos E diante de tanta magia senti uma infinita vontade de ser habitante daquele lugar.
Foi uma leitura muito agradável. Comecei e só parei na última página. Lembro-me que até hoje isso só tinha acontecido com dois livros: O pequeno príncipe e Fernão Capelo Gaivota.
Parabéns pelo magnífico trabalho!”

Ildebrando Pereira da Silva – Presidente da Academia Lorenense de Letras e artes - ALLARTE




(Wagner e Ildebrando Pereira - Presidente da Allarte)






2015 - HOMENAGEM DO COLÉGIO NOGUEIRA COBRA
Organizado pelos professores: Samandal Izoldi, Rosalina Rodrigues e Flávia Rodrigues.



(Idalina, Wagner e Joana D'arc Sabadine)










(Flavinha, Rosalina, Idalina, Wagner e Márcia)

(Professora Flávia Rodrigues)









MARÇO DE 2015 - NA ESCOLA DE RIO CLARO
Homenagem ao dia da Poesia - Poeta na escola.
(Com Tom, amigo da Floresta)



(Tom e Wagner)

(Tom recitando "A abelhinha Jasmim)








COM O ESCRITOR EDMUNDO DE CARVALHO 
(Que escreveu a apresentação do Floresta de Poesia)


(Wagner e Edmundo - um lê a obra do outro)


(Edmundo em discurso na Allarte)



2014 - 2015 - NA LIVRARIA FOLHETIM, EM BARRA MANSA






PERSONAGENS CRIADOS PELA ARTISTA ANDRÉA ALBERNÁZ





Professores Ivonete Fonseca e Samandal Izoldi entregam o livro de fábulas FLORESTA DE POESIA para o governador Geraldo Alckmin.







OPINIÕES SOBRE A OBRA


João Araújo - Viola Urbana - músico, produtor e gestor cultural.

Professor,  recebi ontem o livro... Moço, que belezura! Muito obrigado! Parabéns e que Deus continue te abençoando, viu? Abraços!


Ildebrando Pereira da SilvaPresidente da Academia Lorenense de Letras e Artes, ALLARTE – Lorena - SP.

Boa noite, Wagner. Obrigado pelo belíssimo presente.
Hoje me embrenhei pela “Floresta de poesia” e descobri maravilhas pelas trilhas por onde passei. Vi mensagens de otimismo, de civilidade de educação, de princípios morais do amor pela vida, pela natureza e pelo próximo. Encontrei marcas profundas de preocupação com os problemas ambientais e diferenças sociais. Caminhei, vivi e sonhei. Vi um paraíso repleto de luz, arte, poesia e encantos E diante de tanta magia senti uma infinita vontade de ser habitante daquele lugar.
Foi uma leitura muito agradável. Comecei e só parei na última página. Lembro-me que até hoje isso só tinha acontecido com dois livros: O pequeno príncipe e Fernão Capelo Gaivota.
Parabéns pelo magnífico trabalho!
Precisamos fazer um lançamento aqui em Lorena na Sessão de fevereiro.
Grande abraço!


Julio Bicalho – Empresário, Contagem - MG


Rapaz que livro bacana, li ontem do principio ao fim, entrei noite a dentro me deliciando com o universo infantil dele, com o Besouro, Carolina (a jabuticaba), o mosquito Feijão, a formiga Elizabeth, Luiza (a Joaninha), o Coelho Vicente , a Lagartixa Joana... Viajei no mundo infantil, de rara inspiração e meiguice... Muito lindo viu Wagner Fernandes Fonseca... Muito bom ver que ainda existem jovens, como você, com esta sensibilidade. Parabéns de novo! Olha, a minha neta, já está com 14 anos e está já interessada em assuntos teens, mas com certeza, espero ter a oportunidade de viajar com o Felipe, meu neto de sete meses, quando chegar o momento, nas páginas do seu livro... Abraço.

Ondina Valiante – Professora e Pedagoga, Cruzeiro - SP

Do meu poeta preferido Wagner Fernandes Fonseca, chegando esse livro primoroso, não falarei mais nada para não roubar de vcs AMIGOS o encanto de descobrir essa Florestas com seus deliciosos personagens! Leiam, ou melhor, mergulhem nessa fantasia maravilhosa!!!


Syleide NascimentoProfessora de Língua Portuguesa, Barra Mansa – RJ.

Já li seu livro! Realmente maravilhoso, de uma simplicidade que o faz riquíssimo. Ao começar, não consegui parar, tive que ir até o fim numa tacada só.
Você está super de parabéns!!!

Antonio Carlos Da Silva JuniorDentista, Bananal – SP.

     Wagner ! Estamos muito felizes vendo seu trabalho saindo para encantar os leitores ! A Alana já está lendo trechos aqui muito satisfeita ! Estamos ansiosos para buscar o nosso! Parabéns para você e para a Idalina ! Abcs ! Ton


Elisa Valiante Guarizi  - Fisioterapeuta – Bananal – SP.
    
Olá Wagner! Venho com muita alegria agradecer a vc e Idalina pelo livro!! Parabéns a vcs pela iniciativa e me emocionei ao relembrar a bonita apresentação no Centro Cultural e ao ver a "minha" poesia!
Muito obrigado! Elisa, Raphael e Emanuela!
Nossa, q legal!!!! Parabéns mais uma vez!! E havendo oportunidade a gente canta sim!!! 
Um grande abraço!!


Jose Alfredo Evangelista Evangelista (Lorena) -  Caro acadêmico Wagner! Agora são 23,40hs... Estou sentado na minha área, tomando a fresca e terminando o seu belíssimo e lúdico livro que me transportou nas límpidas águas de uma realidade tão pura e cristalina! No caminho me vi fazendo parte junto com os "bichinhos" lídimos habitantes da FLORESTA DE POESIA!... Tua obra é plena de paz e harmonia, características da obra da criação, do tão agredido meio ambiente... Das belezas das águas correntes e frescas que serpenteiam por entre as montanhas... Notável os diálogos entre os "bichinhos" e toda a alegria da FLORESTA em festa! Enfim... ler o seu "FLORESTA DE POESIA" é um convite a dormir e sonhar com tantas maravilhas que o homem desconhece existir mas que as encontramos no livro! Grande abraço e meus cumprimentos pelo belo trabalho!



Wagner Fernandes Fonseca - 2015



























3 comentários: